quarta-feira, 16 de junho de 2010

Psicossomática: O pensar, sentir e agir em um único espaço.


A psicossomática é um tema muito discutido e pouco difundido no Ocidente, principalmente pelos médicos ortodoxos que pela formação ocidental acabaram separando a mente do corpo.

O que seria a Psicossomática então? É uma linha de conhecimento dentro da Medicina que estuda as doenças sem fazer a separação do corpo e da mente, ou seja, toda a doença, antes de se manifestar no corpo, passa pelas emoções, as doenças surgem então, em nossa mente, através de nossos pensamentos, das nossas crenças, de como enxergamos e sentimos o mundo.

Através de nossos sentimentos, construímos os pensamentos, e conseqüentemente os nossos comportamentos, por exemplo: quando estamos diante de uma situação nova, desconhecida, um relacionamento novo, e sentimos medo, automaticamente pensamos em coisas negativas, como, “será que ele realmente está sendo sincero, será que eu vou sofrer?” “Acho melhor eu ir com calma”, e por defesa começa agir diferente, um pouco fria, distante, com cuidado, ameaçados por apenas um pensamento, sem um fato concreto, talvez por uma experiência passada de relacionamento fracassado que a fez sofrer, e através desse processo bioquímico a sua imunidade cai e fica suscetível a doenças. Então, quando sentimos medo, stress, o cérebro automaticamente libera um hormônio chamado cortisol, que quando liberado diminui as defesas do nosso corpo deixando a imunidade baixa. Já quando nos sentimos felizes e nos sentimos confiantes, com a auto estima alta construímos pensamentos positivos e o hormônio liberado é a serotonina, ou a dopamina, que dão sensação de bem estar, auto confiança, prazer e aumenta o nosso sistema imunológico, nossas defesas naturais, afastando as doenças de nosso corpo.

A Psicossomática enxerga os sintomas das doenças como algo positivo que apareceu para nos mostrar que algo está errado em nossas vidas, há algo em desequilíbrio que está nos deixando mal, e que precisamos acordar mudar as nossas crenças frente ao mundo, transformar as nossas atitudes frente aos problemas, como um aviso de onde estamos errando....como uma chance de cura.



Se pararmos para reparar em nós mesmos, vamos perceber, que antes de uma doença grave, como um câncer, um enfarto, o corpo já havia tentado avisar com pequenos sintomas, uma dor de cabeça, uma gripe, uma febre, e vai mostrando aos poucos até que, se ainda assim a pessoa não percebeu, o sintoma cresce, fazendo com que não haja mais jeito de você não perceber....

Quando o indivíduo aceita que algo está errado, como por exemplo, as pessoas que são possessivas, controladoras, dominadoras e chantagistas emocionais, começam a se sentirem mal, com dores não muito preocupantes, mas que começam a ser constantes e mudam a sua visão de mundo, começam a ter uma postura real perante a vida, o sintoma e a doença morrem, desaparecem, e surge uma nova vida psíquica saudável e conseqüentemente física.

Se não, essas pessoas com essas características frente à vida, insistem em permanecer assim, fatalmente nelas aparecerão sintomas graves, como câncer, diabetes, suscetíveis a contrair o vírus da AIDS, doenças auto - imunes, como a leucemia, hipertensão e doenças cardiovasculares. Portanto, todas as doenças são psicossomáticas.

Herdamos da genética, todas as qualidades e defeitos de nossos antepassados, porém, somos responsáveis por quanto deles vamos deixar desenvolvam em nosso organismo, através de nossas emoções, pensamentos, atitudes, o meio em que vivemos, e também nossas crenças espirituais.

Já se sabe que apenas 5% da herança genética em filhos de pais obesos, contribuem para que se tornem obesos, ou seja, 95% da obesidade é causada por fatores externos, como má alimentação, ansiedade excessiva, que aumenta também excessivamente o apetite, por não praticar exercícios físicos, ou seja, quanto mais desequilibrada psiquicamente o indivíduo estiver, mais suscetível ao excesso de peso.

A AIDS, como qualquer outro vírus, como a gripe, a conjuntivite, é a mesma situação, se a pessoas estiverem desequilibradas psiquicamente, suas defesas vão cair, sua imunidade aos vírus ficarão baixa, e você estará com mais facilidade de contrair os vírus. Por que é que não é todo mundo que pega o vírus da gripe H1N1? O vírus, as bactérias estão por toda a parte, no ar, em nós, se pegarmos um microscópio e olharmos vamos ficar com medo, por que não existe pensarmos que estamos imunes a tudo dentro de nós e que fui a tal lugar e peguei....os microorganismos fazem parte de nós, estão em nós, daremos abertura a eles se não estivermos bem.

Na AIDS, por exemplo, indica pessoa que não se ama e perdeu o respeito por si própria a ponto de de não dar valor em nada do que faz, está descontente com tudo e com todos, não se satisfaz nem afetivamente, nem profissionalmente, vive uma vida sem atenção para consigo mesma.

Esses sentimentos geram pensamentos negativos e atitudes mais negativas ainda, começam a dormir pouco, sair muito, beber muito, transar sem medidas de precaução com qualquer um, se drogam, enfim, atitudes que facilitam a aquisição do vírus, já que sua auto estima estava baixa e conseqüentemente sua imunidade.

Alguns exemplos:

A garganta simboliza a fala. É o canal de saída daquilo que você pensa. Sua expressão e criatividade são reconhecidas através desse canal. Portanto, se algo o impede de falar, se o que você tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, saiba que sua garganta responderá com uma inflamação. As dores de garganta expressam seus sentimentos contrariados. Tudo aquilo que bloqueia a nossa fala e nos obriga a ”engolir sapos”, trará inflamação das amídalas, problemas nas cordas vocais e até silêncio total da voz, simbolizando o pensamento: “Já que não posso falar o que quero, não falo mais”.

Aprenda a livrar-se do medo de falar. Expresse suas opiniões, seus desejos, seus desgostos e crie ao seu redor uma atmosfera de liberdade para viver. Você não é obrigado a fazer o que não quer, portanto, reaja! Liberte de dentro de você aquilo que o incomoda e busque o novo em sua vida.

Diga firme e calmamente o que você pensa sobre tudo e, com certeza, sua garganta ficará totalmente curada. E assim por diante, até a nossa aparência física está diretamente relacionada com as nossas emoções....em cada pedacinho de nosso corpo há uma expressão simbólica da nossa mente.

Papeira, quem tem papada no pescoço, simboliza aquela pessoa que tem pavor de críticas e sentem-se carentes e agressivas quando lhes apontam algum defeito.

Reflitam sobre suas vidas, como é que estão vivendo à sua realidade, sua existência, suas crenças pessoais? Sempre há tempo de mudar, não levem a vida tão à sério, transformem seus medos em coragem, não culpem os outros pelas suas frustrações, saiam da postura de vítimas da vida, procure amar mais, perdoar mais, ter mais bom humor e pensamentos felizes!!!!!



نجاحFlávia Camargoنصرة

Um comentário:

  1. Queria "curtir" mas o blog não tem isso, mas parábens pelo seu texto...
    -leticia

    ResponderExcluir