quarta-feira, 16 de junho de 2010

Porque é que traímos?


As palavras traição e tradição são palavras com significados totalmente diferentes, mas tanto uma quanto a outra vem da mesma raiz, que em latim significa entregar. Traição significa entregar errado e tradição entregar certo, no sentido de que se passa de pai para filho, uma entrega certa, uma herança, enquanto que na traição, você entrega "errado", um segredo, um amor, entrega errado seu corpo. Porque é que comecei falando sobre o significado da palavra entrega, por que todas as entregas que nós fazemos para os outros, tem a ver com a nossa maturidade emocional, tanto as entregas erradas, quanto as entregas certas. Entregar-se simboliza estar de corpo e alma em uma relação, seja ela de amor, de amizade, familiar. Quando sentimos insegurança, nos entregamos de forma errada, ou seja, não nos entregamos integralmente, por medo de sofrer. O medo de sofrer, que está diretamente ligado à maturidade emocional de cada um de nós.

Eu percebo, tanto na minha vida pessoal, no meu convívio com as pessoas, em suas histórias, quanto na prática profissional, que inconscientemente as pessoas procuram umas às outras em relação ao seu nível de maturidade frente ao medo de sofrer.

Como assim procuram? No sentido das escolhas que as pessoas fazem em relação ao parceiro de relacionamento. As pessoas racionalmente dizem assim:

Quero encontrar alguém que eu ame, que eu seja amada, que tenha as mesmas afinidades que eu, que seja isso, que seja aquilo,....aí encontra alguém que tem um pouquinho a ver com o que ela dizia que queria, mas inconscientemente ela queria alguém, que não fosse tão perfeito assim para que ela não sofresse....e inconscientemente o parceiro que ela achou pensa o mesmo.....e aí pronto....está estabelecida a desgraça.....

No começo é tudo muito bom, mas na primeira oportunidade que um dos dois se decepciona com o outro, e se depara com outra pessoa, se sente ameaçado, vem aquele sentimento de frustração.

“Não acredito que ele fez isso, quem ele pensa que é ou, ela está estranha, enfim, qualquer situação que o outro percebe que vai sofrer, ou que já está sofrendo, aparece a insegurança, e na primeira oportunidade vem a traição....como se ela dissesse, não estou tão presa ao outro assim....eu tenho vontade de estar com outra pessoa, eu consigo ficar com outras pessoas, outras pessoas me notam também, não é só ela que tem vontade de estar comigo....ou seja, pensamentos que talvez não estejam tão conscientes assim, mas as atitudes mostram que é exatamente isso que está acontecendo....

Quando uma pessoa começa a ver que está mais fortalecida com ela mesma, mais segura de si, sente menos medo de sofrer e trai menos, quanto mais madura a pessoa emocionalmente estiver em relação a elas mesmas, menos terão vontade de trair e menos sentirão medo de sofrer, mais seguras estarão consigo mesmas e portanto menos se enganarão, e menos trairão a si próprias....

A traição nada mais é do que a quebra de um vínculo que havia se formado, por medo de depender dele, ou por medo de que tirem a sua individualidade, ou ainda por medo da felicidade.

Tem uma teoria muito interessante do Dr. Flávio Gikovate um psicoterapeuta muito famoso na mídia, que diz que quando a gente nasce saímos do paraíso para padecer no inferno, ou seja, estamos lá no ventre de nossa mãe sendo nutridos o tempo todo, no aconchego, acompanhados de alguém 24 horas, nunca nos sentimos sozinhos, e de repente acontece o nascimento, brusco, traumático, nos sentimos sozinhos e quando isso acontece, esse registro fica gravado no inconsciente de que quando está tudo bem, a qualquer momento pode acontecer algo de ruim, então fazendo uma analogia em relação à traição, antes que eu sofra, antes que o outro me faça sofrer, eu vou me interessar por outras pessoas também, para que eu não me deixe tão na mão do outro assim.

Isso explica as atitudes das pessoas que dizem assim

“Ah mas mesmo quando eu estou numa fase boa com a minha mulher, minha namorada, eu traio isso é genético”.

Existe sim genética em relação a traição, mas estamos em 2009, somos extremamente capazes de não deixar que nossos instintos nos dominem, não somos animais irracionais, mesmo que muitas pessoas se comportem como tal, nós temos muitos recursos emocionais, inclusive herdados geneticamente por todas as experiências que a razão nos trouxe de não nos deixarmos dominar pelos nossos impulsos instintivos, nossos recursos emocionais herdados ou não, hoje estão muito evoluídos, poucos usam, mas estão aí....Quando não suportamos a idéia do outro nos fazer sofrer, abrimos uma defesa tão grande que achamos conscientemente que são as nossas vontades os nossos desejos falando, quando na verdade, é o nosso lado fraco, medroso e imaturo emocionalmente fazendo com que acreditemos nas falsas percepções.

Por que é que quando estamos seguros de nós, seguros do outro em relação a nós, apenas admiramos a beleza do outro, apenas nos contentamos em conhecer pessoas legais com um convívio normal, apenas nos sentimos satisfeitos em mantermos relações de amizades com o sexo oposto, e quando não estamos nos sentindo seguros, quando não estamos em harmonia com o parceiro aparecem os desejos, as paixões, e não conseguimos resistir ao outro???? Já pensaram nisso?

E em relação a traição de amizade, como essa situação se encaixaria????



A traição entre amigos pode acontecer por muitos fatores, mas o que está mais ligado é a inveja, esse sentimento faz com que a pessoa que se sente diminuída, queira experimentar como é ser como aquele que ele julga melhor, como se isso fosse possível, ou eu também posso ter o que ele tem o que ele tem também me deseja e a traição acontece, ou mesmo a traição de um segredo, traição de passar o outro para trás como a pessoa que tem essas atitudes não acredita em si próprio, ela não quer que o outro atinja tal situação, tal cargo, tal situação que ele não consegue ter, não por não ser capaz, mas por apenas não acreditar em si próprio, e isso não quer dizer que a pessoa que não trai, ou é fiel, esteja emocionalmente resolvida nessa parte, não necessariamente, ela pode não estar acreditando nem que é capaz de atrair outra pessoa em sua vida, não se achando capaz de ser desejada por mais de uma pessoa, e no caso de amizade, pode sentir até a inveja, mas sua razão em não atrapalhar fala mais alto do que seu instinto de tentar superar o outro, ou seja, a pessoa consegue fazer com que a sua consciência seja maior do que seu instinto de tentar se sentir melhor do que o outro e essa atitude, mesmo que a pessoa ainda se sinta diminuída frente ao outro, mostra uma maturidade emocional maior.

Nesse caso, como em outros, o autoconhecimento é de máxima importância, porque quando eu percebo que estou tendo certas atitudes por medo, começo a ver, que o outro não é ameaça nenhuma, e sim nós mesmos por estarmos agindo pelos nossos medos, é difícil assumir que traímos por sentirmos insegurança, mas quando conseguir aceitar para si próprio fará uma enorme mudança em você, e em sua vida!!!!!!





نجاحFlávia Camargoنصرة






نجاحFlávia Camargoنصرة





Nenhum comentário:

Postar um comentário